ARTESANIAS NARRATIVAS DE ENCONTRO

  • Autor
  • Marina Santos Nunes de Campos
  • Resumo
  • O presente trabalho se debruça sobre narrativas provenientes de um curso de extensão, entendidas como artesanias, que tem como público-alvo professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e sua metodologia de formação são as rodas de conversa.  Tais rodas de conversa se revelam como encontros, entendidos enquanto espaçotempo privilegiado para pesquisarmos sobre os processos formativos docentes. Para realizar a pesquisa, durante os encontros, foram realizadas anotações de momentos nos quais as conversas foram consideradas profícuas. Depois, tais conversas foram revisitadas através das gravações dos encontros e trechos foram selecionados e transcritos. Por fim, foi realizado um mergulho, conforme proposto pelas pesquisas nos/dos/com os cotidianos escolares, com todos os sentidos, nas transcrições dos trechos selecionados, buscando estabelecer uma nova conversa com aquelas narrativas, agora, por meio da escrita. A partir desse exercício foi possível perceber que o curso de extensão cria intencionalmente encontros, que têm se configurado como migalhas férteis, que se contrapõem à compreensão hegemônica da docência e seus saberes em três esferas. A primeira esfera se refere à formação e autoformação docente, pois, no encontro com seus pares, docentes difundem seus saberes, revisitam alguns deles, desaprendem e aprendem outros e, nessa interação, constroem novos conhecimentos. Na segunda, colocam em pauta a busca por soluções de problemas que são de fato relevantes aos cotidianos escolares, visto que partem dele e não da suposição sobre eles. Na terceira, quando nos propomos a mergulhar nas narrativas que emergem desses encontros, ampliamos nossas compreensões a respeito da dinâmica dos cotidianos escolares e os currículos pensadospraticados neles, da formação docente e dos conhecimentos tecidos na docência.  

  • Palavras-chave
  • Formação docente, Narrativas docentes, Saberes docentes
  • Área Temática
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena