Este estudo trata do tema “gênero no currículo” e reconhece o currículo único brasileiro como parte de um contexto global de aliança neoconservadora e neoliberal. Ele busca investigar como as forças neoconservadoras brasileiras atuaram com o intuito de silenciar a temática de gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe uma estratégia de desmantelamento sistemático das estruturas excludentes nas escolas via uma educação embasada no feminismo negro. Por meio de uma análise comparativa documental das versões de 2015, 2016 e 2018 da BNCC, à luz de estudos feministas interseccionais, revela o avanço gradual de grupos neoconservadores no que diz respeito ao controle das narrativas que fariam parte do currículo e na promoção de uma suposta cultura comum brasileira que nega a diversidade cultural do país. O estudo destaca a importância do debate escolar sobre gênero, vinculado a marcadores sociais como raça e classe, para desarticular os mecanismos de opressão sexista existentes em sociedades inseridas no sistema-mundo eurocentrado, como a brasileira. Conclui-se que, embora o silenciamento das questões de gênero na versão final do documento possa desencorajar professores e professoras a abordar a temática, fortalecendo assim sistemas de hierarquização de seres humanos, a adoção de termos de natureza abrangente, como “diversidade”, na versão homologada da BNCC, pode funcionar como brecha para que educadore(a)s se sintam encorajada(o)s a abordar questões de gênero sob a ótica interseccional em suas aulas, resistindo à pressão neoconservadora. Afinal, é nas ações da comunidade escolar que o ensino se transforma.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena