Neste trabalho apresentamos o relato de experiência de nossas vivências no Grupo de Pesquisa Conversas entre professoras: alteridades e singlaridades. As experiências vivenciadas no grupo têm se constituído em nossas trajetórias como confluências (Bispo, 2023) tecidas nas relações e compatilhamentos de nossas narrativas de vidaformação no grupo. Essas confluências representam o movimeto de reconstrução de nossas histórias de vidaformação, que são encarnadas no ato de narrar nas rodas de conversa (Ribeiro, 2019). As narrativas de nossas histórias de vida (Josso, 2010) compartilhadas no grupo são dispositivos que nos propiciam pensar a própria prática, afinal nos formamos professoras no movimento permanente de práticareflexãoprática (Freire,2023). Com a participação no ConPas temos experimentado a potência das narrativas docentes como processo de pesquisaformação (Motta e Bragança, 2019), especialmente nas reflexões sobre a educação para as relações etnico-raciais que tem nos levado a refletir sobre uma educação antirracista que vá além de apresentar África e a diáspora africana aos nossos estudantes, mais que também contribua para que estes compreendam que seus modos de vida têm força ancestral (Bispo, 2023). Nesse movimento de narrar, escutar atentamente nosso pares e refletir sobre nossa prática a partir das experiência vividas no grupo temos vivido as confluências em nosso fazer docente como um processo que nos aproxima uns dos outros. Ampliando e expandindo conceitos e modos de vida de permanência e pertencimento a origem ancestral. A convivência e compartilhamento no ConPAS de nossas experiências e os estudos de autoras decoloniais como bell hooks (2017), Barbara Carine (2023) e Cida Bento (2022) têm corroborado para que nossos saberesfazeres sejam cada vez mais afrorreferenciados e inclusivos. Nossas confluências têm nos mostrado que apesar de nossas diferenças seguimos o curso de nossas vidasformação entrelaçadas.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena