UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA RUA DAS CRIANÇAS DA FEIRA DO LIVRO DA FURG EM RIO GRANDE - RS

  • Autor
  • Lilian da Silva Ney
  • Resumo
  •  

    Este relato de experiência pedagógicopoética traz à cena acadêmica, a minha experiência de educadora, escritora e ativista cultural, com o projeto sombrinha Sopradores de Poesia, realizado na Rua das Crianças, da Feira do Livro da Furg, de 2020. Nesse espaço educativo não-formal o sensível habita o ambiente criativo do protagonismo infantil, como forma de pensar e refletir sobre os diálogos possíveis nos diversos e singulares espaços ocupados pelas crianças, assumindo o poético, enquanto arte, não só como um potente recurso para a prática pedagógica, mas como uma área do conhecimento que possui características próprias, apostando na formação estética que a arte é capaz de proporcionar.  Sustenta-se em ações crítico-reflexivas, na construção da autonomia, num movimento de compreensão de si e do outro, fortalecendo a ideia de que brincar não é perder tempo, é ganhá-lo, é atribuir novos significados à própria realidade. Espero que essa narrativa-experiência possa contribuir para nosso pensarviver a arte narrativa como processo de formação pedagógica, mas, sobretudo, de formação cidadã justa e igualitária, uma garantia de direito à arte, à poesia, ao sensível, ao estético, em espaços nos quais os sujeitos com seus corpos-presença alimentem a imaginação e os provoque a buscar sua própria voz e lugar no mundo. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Narrativa. Rua das Crianças. Poético. Experiência.
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
Voltar Download
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena