RESUMO No presente trabalho busco evidenciar meu desenvolvimento enquantopesquisadora narrativa a partir dos primeiros movimentos de planejar umprocesso formativo centrado na documentação narrativa de experiênciaspedagógicas de uma pedagoga educacional que desenvolve atividadescomestudantes bolsistas de apoio pedagógico de estudantes indígenasequilombolas da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nesta produçãoprocuro evidenciar meu desenvolvimento enquanto pesquisadora narrativa, minhas vivências e experiências profissionais, percebendo os estímulosqueperpassam o meu ser, promovendo a mudança de me tornar diferente, outroser, um ser mais humano, focada no processo, mais interessadanaexperiência do que no resultado, eclodindo meu ovo, passandopelatransformação de aprender e experienciar algo novo, até chegar ao nível devoar pelo céu de desafios possibilidades. Este trabalho pretende compreender essas experiências pedagógicas vividas neste ínterin de desenvolvimentoformativo, atuando como colaboradora nesse contexto educativodosestudantes indígenas e quilombolas acompanhados na universidade. Paraissoa pesquisa é fundamentado na perspectiva teórico- metodológica da pesquisanarrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ E CONNELLY, 2015), articulando os princípios da documentação narrativa de experiênciaspedagógicas e da (auto)biográfica (SUÁREZ, 2011;2017; SOUZA, 2014;2020; ABRAHÃO, 2016). O foco está nos aspectos qualitativos, enquantoqueaanálise será realizada por meio do método de construção de narrativas apartir de relatos de experiência. Ao final deste trabalho pretendo evidenciar atravésdas narrativas de experiências pedagógicas meu caminho formativo emeuaperfeiçoamento nesse processo de formação profissional. Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Documentação narrat
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena