NARRATIVAS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE

  • Autor
  • Aline Machado Dorneles
  • Co-autores
  • Carolina Morgado
  • Resumo
  •  

    Apresenta-se os movimentos iniciais de uma investigac?a?o narrativa relacionada a constituic?a?o e o fortalecimento de uma rede de investigac?a?o-formac?a?o de professores em Li?ngua Portuguesa no Instituto Guimara?es Rosa na Argentina. A presente proposta centra-se em desenvolver a formac?a?o continuada de professores fundamentada no processo de documentac?a?o narrativa de experie?ncias pedago?gicas do ensino de Li?ngua Portuguesa na Ame?rica Latina, principalmente, com a articulac?a?o de Redes de investigac?a?o-formac?a?o entre Brasil e Argentina. Desse modo, a partir dos aportes teo?ricos e metodolo?gicos da investigac?a?o narrativa (auto)biogra?fica busca-se promover o protagonismo do trabalho docente, a construc?a?o e reconstruc?a?o dos saberes e dos conhecimentos oriundos da pra?tica educativa. Centra-se no desenvolvimento do dispositivo teo?rico-metodolo?gico da documentac?a?o narrativa de experie?ncias pedago?gicas que consiste nos seguintes “momentos”: identificac?a?o e selec?a?o de experie?ncias; escrita e reescrita de relatos de experie?ncia; leitura, comenta?rios e conversas em torno dos relatos; publicac?a?o de relatos de experie?ncias pedago?gicas; circulac?a?o de documentos narrativos. A documentac?a?o narrativa aqui proposta busca promover uma investigac?a?o-formac?a?o em rede de docentes narradores mediada pelas suas pro?prias experie?ncias pedago?gicas, sendo uma potente estrate?gia de formac?a?o e desenvolvimento profissional para professores, na medida em que os envolve em processos participativos de desconstruc?a?o e reconstruc?a?o narrativa de suas formas de conscie?ncia profissional, o que lhes permite redefinir e reorientar suas pra?ticas de forma sistema?tica, reflexiva e cri?tica a partir de outras estruturas de compreensa?o pedago?gica. Assim, a ideia e? fomentar uma rede investigac?a?o-formac?a?o docente inspirada nas tramas de uma artesania, bem como, nas experie?ncias rizoma?ticas, na?o sendo apenas uma parceria de rede de instituic?o?es, mas uma trama coletiva, um emaranhado de histo?rias, que gera as condic?o?es epistemopoli?ticas, metodolo?gicas e de enunciac?a?o, com o protagonismo do coletivo de docentes investigadorxs ao narrar sua histo?ria (auto)biogra?fica, investigar sua experie?ncia e contribuir para o debate pu?blico e especializado sobre educac?a?o a partir da reconstruc?a?o de seu pro?prio conhecimento. Desse modo, compreende-se a importa?ncia de documentar e viabilizar o protagonismo de professores de Li?ngua Portuguesa, oportunizando fomentar a autoria, a indagac?a?o e a partilha das experie?ncias docentes, como forma de ampliar modos de compreender, criar e narrar os cotidianos escolares, visando promover ac?o?es centradas na inovac?a?o pedago?gica, na cultura e na tecnologia presentes no contexto educativo. 

     

     

     
  • Palavras-chave
  • Experiência Pedagógica. Narrativa. Conversa. Redes de formação docente
  • Área Temática
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
Voltar Download
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena