APRONTANDO MODOS DE ESCRE(VI)VER A PESQUISA NA/COM A UNIVERSIDADE COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

  • Autor
  • Railine Simões Gomes
  • Co-autores
  • Iris Verena Oliveira
  • Resumo
  • O presente texto tem como objetivo trazer as reverberações do meu processo formativo como egressa do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, campus XIV (Conceição do Coité), a partir das experiências como bolsista de Iniciação Científica na graduação. Sempre na busca de fortalecer e ampliar os conhecimentos em práticas docentes para formação do corpo escolar, como potencialidade de saberes e fazeres educacionais perpassando sobre os fatores de gênero, classe social e raça, com enfoque nos conceitos de escrevivência (Evaristo, 2006), relações étnico-raciais (Gomes, 2012), descolonização dos currículos e educação antirracista. Na pesquisa, aciono o conceito de escrevivência como metodologia de pesquisa, um ato político e desafiador, visto que na academia o rigor é tratado a partir do modelo canônico. Tomo a escrevivência, a partir de Conceição Evaristo, para quem escrever sobre si é uma forma de abarcar vivências coletivas de mulheres negras, principalmente. O conceito assume a subjetividade, o que significa romper com os padrões colonialistas da educação. A pesquisa demonstrou a intersecção entre a autoria negra, o currículo escolar e a importância da educação antirracista. As experiências formativas direcionam para uma docência afrocentrada, respeitosa e diversa, já que o arcabouço bibliográfico e as práticas nos fortalecem, pessoalmente e profissionalmente. A partir desta vivência como bolsista e membra do grupo de pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença, percebi o quanto é de extrema importância a relação entre escola-universidade-escola quando esta tem o compromisso com a educação antirracista, que busca incluir todos os sujeitos de forma humana e honrosa. Além de possibilitar assuntar e perceber o racismo estrutural existente nas escolas e o quanto existem profissionais empenhados (as) em criar estratégias para o combate a ele.

  • Palavras-chave
  • Escrevivência. Relações étnico-raciais. Formação. Experiências.
  • Área Temática
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
Voltar Download
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena