POR UMA EDUCAÇÃO UNIVERSAL E INTERCULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E FETHULLAH GÜLEN

  • Autor
  • YASMIN IZAURINA GARCES ALVES SOARES KALANDAROVA
  • Resumo
  • No mundo da contemporaneidade os aspectos ocidentais evidenciam a todo momento a separação dos conhecimentos e a segregação entre aqueles que são diferentes. Fato este que se deu a partir de uma construção histórica nada revolucionária, e muitas das vezes sangrenta, causando graves consequências para as gerações presentes e futuras. Numa era tão globalizada enfrenta-se constantemente a ignorância, o preconceito e a inviabilização de alguns saberes não ocidentais. Com o objetivo de quebrar as barreiras dessa divisão de saberes dentro da área da educação, este trabalho busca evidenciar o diálogo de pensamentos entre Fethullah Gülen, um erudito e filósofo turco, e o patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Ambos propuseram, continuamente em suas pesquisas e escritos, explicitar a construção de uma educação universal, onde o respeito coexiste em meio a diversidade humana. Desse modo, busca-se salientar neste estudo as principais ideias acerca da educação, a partir de uma pedagogia emancipadora. Realçar também suas contribuições para o mundo, que de alguma forma são tão compatíveis, apesar de coexistirem em contextos culturais e religiosos distintos. Nessa perspectiva, o resultado da comunicação entre os pensadores mostra diversas possibilidades de se construir um mundo em que a educação seja a ponte para a comunicação entre diferentes contextos e culturas.

  • Palavras-chave
  • Educação. Interculturalidade. Diálogo
  • Área Temática
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena