A presente proposição surge dos resultados apresentados em uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia, campus XIV, intitulada de “Cotidiano e experiências da juventude negra: conversas com estudantes do Colégio Estadual de Bandiaçu”. O estudo buscou compreender e fomentar as experiências estudantis desse espaço educativo, no município de Conceição do Coité - Bahia. Me proponho desvendar a conversa como um caminho metodológico a partir da costura com as vivências experienciadas durante o processo de pesquisa/intervenção, acionando a possibilidade de movimentar e convocar modos outros de fazer pesquisa na educação. Neste emaranhado, prezo pelos agenciamentos, silêncios e miudezas escapadas nos encontros de conversações e as pistas dadas nos desencontros, que foram o alicerce para esta construção - levando em consideração o período pandêmico em que estávamos inseridos/as/es -, acolhendo especificidades que historicamente são colocadas à margem e consideradas como desimportantes, mas que carregam significações. Como professora da instituição participante da pesquisa, estive atenta às ricas expressões que a lida com o cotidiano me permite, entre elos que rompe com o binarismo e a hierarquia. Assim, esta roda apostou na mistura das subjetividades da juventude negra, fugindo do pré-estabelecido, e contou sobretudo com as mãos de Michel de Certeau (1998), Sampaio e Ribeiro (2018) e Bondía (2002) para dar sustento a conversa.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena