Portfólio como uma metodologia de ensino e aprendizagem na disciplina de História do Direito

  • Autor
  • Carla Beatriz de Almeida
  • Resumo
  • O tema desse trabalho consiste em explicitar um relato de experiência do uso da confecção de portfólios como uma ferramenta para o ensino da História do Direito que perpassa a compreensão dos fenômenos jurídicos em contextos históricos situados e potencializem um processo educativo que não seja neutro e desconectado da realidade vivida pelos estudantes, logo, permite pensarmos o direito no campo dos fatos e suas relações com o mundo da vida. Dessa forma, esse texto procura trazer algumas considerações sobre um relato de experiência docente inovadora a partir de uma abordagem pedagógica e educativa em torno da prática da construção de portfólios na disciplina de História do Direito com estudantes do 2º semestre do Curso de Direito cujo escopo foi propiciar uma aprendizagem significativa a partir da problematização reflexiva de acontecimentos contemporâneos vivenciados na seara jurídica brasileira e latino-americana a partir da discussão de casos concretos veiculados nos jornais, na mídia e em sites especializados de conteúdos jurídicos, permitindo um debate coletivo com as turmas e a elaboração de textos (escritos, imagéticos, sonoros, outros), que seriam registrados ao longo do semestre no portfólio da disciplina. Tal proposta se alinha com uma perspectiva de educação jurídica inovadora que transcende somente o ensino da letra fria da lei e o modelo tradicional de ensino dogmático, assim se desafia a repensar o próprio Direito e o papel formativo das faculdades de Direito, portanto teríamos como resultados: a possibilidade de outras formas de avaliação discente distintas da prova - compreendida como uma forma de avaliação somativa -, e o uso de uma avaliação continuada que perpassa todos os processos formativos ao longo do semestre e dialoga com uma construção global e não segmentada dos saberes; a potencialidade do amadurecimento de uma produção autoral por parte dos estudantes, bem como uma valorização dos seus saberes prévios e dos saberes contextuais construídos a partir dos debates com os demais discentes da turma; e por fim, a relevância de forjar processos de ensino e aprendizagem relevantes e significativos com o tempo presente na qual os discentes como futuros profissionais atuarão dentro desse tempo, onde os desafios como: necessidade de fortalecimento do Estado Democrático de Direito e da cultura de paz, presença de litígios estratégicos, demandas em torno de violação de direitos humanos, crise climática e novas questões se mostram presentes.

  • Palavras-chave
  • Educação Jurídica, Metodologias, Inovação, História do Direito, Portfólio.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena