(TRANS)IDENTIDADE NA FORMAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO-CONVERSA SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EXPRESSÃO “EDUCADOR/A FÍSICO/A”

  • Autor
  • Vitória da Silva Bemvenuto Bonifacio
  • Co-autores
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira
  • Resumo
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    A fim de constelar ideias, apresentamos neste trabalho uma pesquisa de doutorado, em fase inicial, que está sendo elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nela, apostamos em modos outros de criar e habitar a pesquisa na Educação Física, cumpliciados à Educação, defendendo a construção de estudos, no campo sociocultural e pedagógico, a respeito das formações - inicial e continuada - do bacharelado. Diante disso, nós, professores-pesquisadores do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, ao encararmos o termo “trans” como um prefixo simbólico que nos desloca para além do óbvio, do normativo e que potencializa aquilo que as aparências não expõem, desejamos, portanto, estremecer o que opera como único possível “perfil identitário” do/da bacharel/a em Educação Física. Assim, temos como objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos à (trans)identidade profissional de bacharéis/bacharelas do curso de Educação Física da UFRJ. Para tanto, apostamos nas metodologias de Pesquisa Narrativa (auto)biográfica e da Conversa a fim de visibilizar e dar contorno às significações que eles/elas têm atribuído ao mundo, à vida e às relações que estabelecem como sujeitos/as históricos, sociais, culturais, políticos, afetivos. Sendo assim, além da investigação em documentos oficiais de regulamentação da profissão e da formação, o campo de estudos da pesquisa se estruturará por meio de três espaços de conversa-pesquisa-encontro-formação: uma disciplina eletiva a ser ofertada para os bacharelandos da EEFD; um minicurso a ser ofertado na 14ª edição do “Simpósio de Educação Física e Dança” da Escola; e uma ação de extensão voltada aos/à bacharéis/bacharelas formados/as. As duas últimas nos possibilitarão entrar em contato com bacharelandos/as e bacharéis/bacharelas formados/as por outras Instituições de Ensino Superior. Deste modo, acreditamos que os achados da pesquisa apontarão para a compreensão de que “educador/a físico/a” é uma (trans)identidade que se corporifica nas frestas da cultura, através das relações que estabelecemos cotidianamente, acionando e indicando uma (trans)formação: tanto no perfil de profissional de Educação Física que tais sujeitos/as vêm assumindo, quanto no perfil que a sociedade vem desejando. Operando, assim, tanto como uma ação de criação quanto de resistência desses/as atores/atrizes sociais. Criação: ao desenvolverem sua prática de trabalho através de ações que a aproximam da seara educativa e, consequentemente, os/as aproximam da figura de “educador/a”, estabelecendo similaridades com vivências educacionais, pedagógicas e disruptivas ligadas ao ensinar-aprender. Resistência: borrando as limitações e os estereótipos impostos pela identidade hegemônica de “profissional de educação física”, que tende, muitas vezes, a reduzir o campo da Educação Física - especialmente a área do Bacharelado - ao âmbito da saúde.

  • Palavras-chave
  • Educação, Educação Física, Formação, Educador Físico, Identidade
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena