GESTÃO ESCOLAR E SABERES QUILOMBOLA: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DE MACHADINHA

  • Autor
  • Amanda Fragoso Barcelos
  • Co-autores
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
  • Resumo
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    Gestão escolar é um tema desafiador, pois, requer conhecimentos teóricos e técnicos, também é essencial consciência da responsabilidade de liderar o desenvolvimento e funcionamento das instituições de ensino. A gestão escolar, tem passado por mudanças significativas – passando de um cargo com função meramente administrativa, para um cargo com funções políticas e pedagógicas, além das administrativas – devido a influências sociais, legais, teóricas e históricas ocorridas nas últimas décadas. A gestão escolar quilombola apresenta uma série de outros desafios, em especial, a inclusão dos saberes culturais e ancestrais presentes na comunidade quilombola, como instrumento didático-pedagógico capaz de enriquecer o currículo e fortalecer os laços entre a Unidade Escolar e a comunidade na qual está inserida. Para tanto, faz-se necessário o exercício de ‘despir-se’ de crenças preestabelecidas e compreender que o território no qual a escola está inserida é multicultural, permeado por influências históricas, sociais, políticas e econômicas – como nas demais escolas – contudo, há a presença marcante de influências étnicas, culturais e ancestrais, que precisam ser valorizadas e incorporadas pela gestão ao cotidiano da Unidade Escolar Quilombola. Entretanto, muitas vezes essas influências são negligenciadas e até mesmo desvalorizadas devido ao desconhecimento e sonegação de toda riqueza histórica, cultural, científica trazida de África junto às pessoas que foram escravizadas e que graças à força ancestral resistem até hoje e estão presentes em todas as partes do Brasil. Frente a esse cenário, a metodologia de Estudo de Caso, foi adotada como ferramenta capaz de identificar quais ações do gestor – enquanto líder e liderança no espaço escolar e comunitário – são essenciais e necessárias à descoberta, valorização e ingresso dos saberes culturais presentes na comunidade, ao cotidiano escolar. O campo de pesquisa será a Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, localizada em Quissamã/RJ, na Comunidade de Machadinha, certificada pela Fundação Palmares, como Comunidade Remanescente de Quilombo. É nesse território que pesquisa buscará evidências de como a atuação do gestor escolar, enquanto como elemento de conexão entre o formal (currículo, legislação e demais aspectos burocráticos) e o informal (elementos culturais, como: jongo, contação de histórias, culinária, ervas, entre outros); entre a comunidade e a escola; entre as diretrizes da secretaria e a realidade da unidade escolar; entre a formação inicial e a formação continuada; e como essa conexão contribui para qualidade de ensino e aprendizagem, respeitada suas especificidades e valores culturais, de forma articulada com a escolarização propriamente dita, com vistas a fomentar e preservar a identidade cultural desses povos.

     

  • Palavras-chave
  • Gestão escolar, Saberes culturais, Educação escolar quilombola.
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena