Corpos insubmissos

  • Autor
  • Mayara Farias de Lima
  • Resumo
  • A seguinte produção é decorrente da tessitura de minhas vivências no chão da escola como estagiária da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, posteriormente, como orientadora pedagógica do município de São João de Meriti, acrescidas das composições teóricas de outras intelectuais, como Leda Maria Martins, Azoilda Loretto Trindade, Ijeoma Oluo e Nilda Alves.  Assim, se compõe um trabalho reflexivo acerca das corporeidades negras e suas vivências na escola, considerando a diversidade nos/dos/com os cotidianos escolares. O relato de experiência também considera as implicações de uma formação escolar/universitária sob uma perspectiva tradicional de controle e a reprodução/produção de violência.. As narrativas se (con)fundem em um misto de concepções que se complementam, de modo que a sua conclusão é nada mais nada menos do que apontar para a diversidade, não como um problema a ser combatido, afinal não somos todos iguais e tá tudo bem, mas como um veículo que possibilita e demanda de diferentes abordagens pedagógicas.  Em seus momentos finais, o texto traz a questão da solidão docente e culpabilização em meio a tantas questões que surgem dentro do contexto escolar.  Advoga a favor da coletividade inerente ao processo de ensino-aprendizagem, ao pautar a importância do envolvimento de toda comunidade no processo de escolarização.

  • Palavras-chave
  • Corporeidade. Negritude. Cotidiano Escolar. Formação Docente.
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena