A presente pesquisa se dedicará a investigar a criação de um ambiente de escuta acolhedor nas turmas de Corpo e Movimento, componente curricular obrigatório no curso de Pedagogia da Unirio. Com uma abordagem pedagógica, o texto trará relatos de experiência para esmiuçar o desvelamento dos encontros. Em um contexto de corpos esgotados, exaustos, doloridos e sobrecarregados, as vivências trazidas por cada estudante costuram-se às reflexões acerca da corporeidade na contemporaneidade. Para lidar com as angústias do corpo que já fazem parte da rotina dos professores em formação, é essencial o estabelecimento de um espaço de escuta e troca cuidadosas. Dessa forma, será possível refletir, questionar e enfrentar o contexto de crise coletiva e sistêmica de um capitalismo em ruínas que a atual sociedade do desempenho atravessa. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, a hipótese considerada até o presente momento é de que, ao enxergar a educação como fundamento corporal, os/as professores/as estimulam a presença corporal dos/as estudantes e o aprendizado através do corpo. Valorizar o acolhimento e a corporeidade como elementos importantes na formação de professores é cada vez mais relevante, considerando que, normalmente, os espaços de educação formal priorizam práticas na contramão destas propostas - aprisionando os sentidos, o corpo e a autonomia de pensamento. Frente à uma realidade de corpos capitalísticos e dóceis, acredita-se ser de suma importância um currículo que afirme uma educação sensível, que considere os sentidos, resgate o gosto pelos movimentos, traga conscientização sobre o próprio corpo e seja um reencontro com a vitalidade, a diversidade e a sensibilidade. Nos encontros de Corpo e Movimento, desenvolvem-se propostas que respaldam essa visão, acolhendo angústias e percepções e traçando caminhos possíveis para uma mudança no cenário, geralmente por meio do resgate da sensibilidade e da elaboração de estratégias de autocuidado para lidar com as origens do mal-estar. Assim, torna-se possível a abertura de caminhos para o encantamento, para a diversidade, para o movimento e para a integralização da corporeidade.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena