"Os passinhos e as rimas: no contexto da linguagem poética dos corpos libertos no cotidiano das periferias."

  • Autor
  • Beatriz Pessanha Gerbase
  • Resumo
  • Os passinhos e as rimas no contexto da linguagem poética dos corpos libertos dos currículos narrativos é a proposta deste trabalho de valorização das Diretrizes Nacionais sobre o olhar político dos princípios estéticos da sensibilidade da criatividade, da Ludicidade, da qualidade e da diversidade das manifestações culturais e artísticas nas escolas através dos Riscos no chão, saltos à liberdade e os passos coletivos sincronizados que representam as crianças e os jovens das periferias que com as suas subjetividades se reconhecem e trazem as suas releituras de mundo para o contexto escolar. Os passinhos se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro, através da lei 10.289/2024, então abrimos o diálogo para as questões sociais em oposição aos preconceitos, marginalização dos corpos e as intolerâncias, tendo como referência a representatividade Afro-Brasileira no contexto político e curricular da lei 11.645/08, onde esses corpos deixam a invisibilidade e rompem os padrões homogêneos. Se autodeclaram: “Os Crias” dotados de identidades epotencialidades, pois os corpos com as suas “vozes “resistiram e resistem historicamente ao sigilo e aos maus-tratos da sociedade. Propomos um currículo democrático dos “Bons encontros” para a formação de professores numa perspectiva decolonial voltada para as diferentes composições da sociedade.

  • Palavras-chave
  • Corpos, curriculo, decolonialidade, formação de professores, linguagem poética.
  • Área Temática
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena