Nascido do encontro entre dois professores de matemática, um formado e uma em formação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o presente trabalho se propõe instigar reflexões a respeito da função social que atravessa a prática docente da/com a matemática na Educação Básica. Essa investigação, em fase inicial, tem como fio condutor as conversas que estabelecemos ao analisarmos as experiências vividas em nossos cotidianos pedagógicos e os enfrentamentos que nos perpassam. Tais conversas também têm como ponto de encontro a identificação de uma carência de espaços, em nossa formação inicial, nos quais pudéssemos discutir a respeito das circunstâncias sociais e culturais que perpassam a sala de aula em sua dimensão prática. Circunstâncias essas que passaram a nos atravessar e inquietar quando iniciamos nossa atuação como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Concordamos que foi a partir da vivência no PIBID, ao entrarmos em contato direto com o chão da escola, que pudemos observar o quanto a sociedade tem se pautado em um discurso que promove a educação como um produto, cuja finalidade é o treinamento para o mercado de trabalho e disputas para ocupar posições cada vez mais altas em avaliações de grande escala. Nos inquieta o fato disso reforçar a visão de que a educação é um processo que objetiva o acúmulo de conteúdos programados e definidos pela demanda do mercado. O que, em nossa percepção, distancia o corpo social da escola de uma experiência educativa baseada nos princípios de liberdade e solidariedade, cuja finalidade é, portanto, a formação integral de sujeitos que transformem suas realidades e assumam posicionamento crítico diante daquilo que lhes acontece, construindo e partilhando saberes na/com a comunidade na qual estão inseridos. Nesse sentido, acreditamos que nossa atuação como professores de matemática precisa ser balizada no princípio de que somos, antes tudo sujeitos-professores compromissados com essa perspectiva disruptiva de educação. Diante disso, a “ciência exata” matemática e as potências didáticas que dela se desdobram operam não como objetivo final de nossa prática pedagógica e sim como meio pelo qual nos aproximamos daquilo que compreendemos, portanto, como educação. Empenhados, assim, em pensar coletivamente, acreditamos que a partilha dessas reflexões com outros professores-pesquisadores interessados também em construir a escola como ambiência democrática, pode gerar novos e potentes diálogos a respeito da responsabilidade social que deve guiar a atuação do professor de matemática na Educação Básica.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena