EU NÃO ESQUECI COMO SE USA A IMAGINAÇÃO: POR UMA NARRATIVA FEMINISTA NA PESQUISA

  • Autor
  • Lilian da Silva Ney
  • Resumo
  • Apresento, neste resumo, uma breve experiência e como ela me faz pensar minha pesquisa referenciada pelos estudos feministas, narrando minha experivivência como Trabalhadora em Educação não docente, no Programa Específico de Formación en Investigación Narrativa y (Auto)biográfica da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), como um convite à reflexão sobre/com nossas escritas e de como as organizamos e expressamos as complexidades do processo criativo-narrativo, enquanto campo de estudos, metodologia e instrumentos metodológicos. Pensar a narrativa como condição subjetiva é o ponto central nos meus estudos de doutoramento e os estudos feministas chegam como uma proposta de conscientização do meu lugar na sociedade patriarcal e de como pela/com a narrativa é possível transgredir e romper com o sistema imposto. Nesse sentido, a narrativa é instrumento para me apresentar e imaginar outros mundos possíveis, outras possibilidades de estarsendo no mundo, pois como pesquisadora narrativa, escrevo histórias da própria experiência.

  • Palavras-chave
  • Pesquisa Narrativa, Estudos Feministas, Experiência.
  • Área Temática
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena