ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA: AS CRIANÇAS PEQUENAS E SUAS AÇÕES NO COTIDIANO DO EDI

  • Autor
  • Ana Carolina Campos de Menezes
  • Resumo
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    Baseado na pesquisa de mestrado de autora, intitulada “Crianças e infâncias em ação no Espaço de Desenvolvimento Infantil no Município do Rio de Janeiro”, concluída no ano de 2023, que através de uma pesquisa de observação participante com inspiração etnográfica e técnicas de fotografia, buscou compreender as formas estéticas, éticas e políticas que crianças de 0 até 3 anos acionam nas relações e interações com seus pares e adultos em um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). Este trabalho apresenta alguns achados da pesquisa no que diz respeito a ação das crianças pequenas no cotidiano de um espaço público de educação infantil, que na cidade do Rio de Janeiro recebe o nome de Espaço de Desenvolvimento Infantil. Na análise, amparada pelos estudos sociais da infância e os estudos da criança, demonstrar o quanto as ações das crianças pequenas nesse espaço institucional, podem ser compreendidas nos aspectos éticos, estéticos e políticos, apresentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). Apesar do engessamento oferecido pelo espaço institucional e pela posição subalterna das crianças na estrutura social e a consequente desigual relação de poder que enfrentam na sociedade, as crianças são sujeitos detentores de direitos, são ativas e agem onde estão inseridas, e com seus gestos de resistência e autoafirmação, apontam caminhos para a construção de relações mais respeitosas entre adultos e crianças e para a construção de políticas.

     

  • Palavras-chave
  • Crianças, EDI, Política
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena