NO RASTRO DO RISO: RELATOS DE INSURGÊNCIA SOBRE ESCOLA E BRINCADEIRA.

  • Autor
  • Luciana Borges de Lisboa
  • Resumo
  • A proposta deste relato de experiência pretende discutir a potencialidade do riso e da brincadeira nos cotidianos escolares, a partir de experiências vivenciadas pelas autoras, que são professoras e também palhaças, durante a realização das atividades do projeto: No Rastro do Riso, implementado pelos Palhaços sem Fronteiras Brasil através do programa Em-Baixa-dores do Riso em escolas públicas da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Este projeto tem como propósito cultivar espaços coletivos de afeto nas unidades escolares por meio do riso e da palhaçaria, promovendo práticas que evidencie os aspectos positivos e potentes da realidade e história local, que infelizmente ficam invisibilizados face ao contexto de ausência de políticas públicas e de extrema violência na região. Nesse sentido, o projeto é desenvolvido por artistas locais que conhecem e vivenciam a realidade dessas cidades, o que facilita a parceria com as instituições envolvidas e a sensibilização e o envolvimento dos participantes nas atividades propostas. Assim, o planejamento das práticas no ambiente escolar busca propiciar aos participantes (estudantes, professores e demais profissionais da educação) vivências brincantes, repletas de ludicidade, riso e poesia, seja por apresentação de cenas de palhaçaria, oficinas, jogos cênicos ou por promoção de rodas de conversa. Dessa forma, o projeto prevê ao longo se seu percurso vários momentos diferenciados nas escolas, com incursões periódicas ao longo de um mês de atividades, tendo o intuito de afirmar e incentivar o riso como potência de expressão e inventividade, capaz de subverter as lógicas de negação e opressão social vigentes e recriar espaços de troca e sociabilidade entre a comunidade escolar. Portanto, este relato propõe uma reflexão acerca do que o projeto promove e sobre como impacta no contexto escolar, seja nas relações pessoais ou na prática docente, potencializando as discussões que a comunidade escolar já desenvolve. A partilha das narrativas das autoras apresenta suas perspectivas durante a realização do projeto, visando compartilhar sobre as trocas significativas junto às escolas, bem como sobre a possibilidade de relacionar tais experiências com o cenário social dessas localidades. Logo, este trabalho apresenta a relevância de um projeto, que propõe expandir o olhar para além dos limites sociais opressores, possibilitando vivências importantes de produção artística e criativa por intermédio da arte da palhaçaria. Com o objetivo de estimular os participantes a pensarem sobre o riso como estratégia de resistência e acerca de seus direitos à cultura, à arte e ao riso, bem como a se reconhecerem como protagonistas da própria história, com condições de fomentar nas escolas espaços de troca e de afeto, capazes de fortalecer suas relações sociais e culturais.

  • Palavras-chave
  • Palhaçaria, Educação, Riso, Resistência
  • Área Temática
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena