A escuta da presença nas leituras compartilhadas

  • Autor
  • Marcela Afonso Fernandez
  • Co-autores
  • Tamy Elicia da Silva Lopes
  • Resumo
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    Considerando a abordagem pedagógica proposta na experiência de leitura em círculo “Leituras compartilhadas, ampliando miradas”, realizada com estudantes dos componentes curriculares Literatura na Formação do Leitor e Literatura na Escola, ambos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, este trabalho tem como objetivo principal enfatizar o valor da escuta da presença como semente essencial no processo de formação do(a) professor(a)-leitor(a) de palavras e corpos, enredados pelo mundo. Com a intenção de criarmos um espaço poético de promoção de leituras diversificadas e livres, onde a literatura desperta a presença e germina a experiência, avessa à cultura da pressa, a prática leitora “Leituras compartilhadas, ampliando miradas” é um convite (SKLIAR, 2019) para as pessoas se reconhecerem umas às outras, umas nas outras, pelos caminhos abertos da escuta sensível. Inspirados pela leitura literária, esses encontros reúnem professores-leitores em formação pouco acostumados a uma escuta aberta as linhas e as entrelinhas de um texto (BAJOUR, 2012) e, portanto, com menos disposição para reverberar, questionar, tencionar ou simplesmente participar da leitura do outro, de suas frestas, dobras e avessos. A sala de aula com as cadeiras dispostas em roda viabilizam o gesto do olhar que encontra o olhar do outro (FILHO, 2022), primeiro movimento de escutar mirando ao redor, com suas pistas e sinais, seguido da escuta acolhedora e hospitaleira do texto, que pode ser narrado por qualquer leitor(a) com desejo de expressão. Nesta experiência de leitura, o texto literário se coloca a serviço do cuidado (SEIXAS, 2021) da casa simbólica de cada sujeito envolvido nessa trama (REYES, 2012), cujas narrativas falam da humanidade que nos habita, representando uma miríade de jeitos de contar uma história, de diferentes tempos e lugares. Coexistem, nesses encontros, a oralidade e a escrita, a memória e a imaginação, o passado e o presente, fios da palavravida em busca de um vir a ser. A escuta primordial (ANTÔNIO, 2029) é a base por meio da qual confluem os sentidos plurais do texto evocado, e, paralelamente, é a ambiência fértil para semeadura da presença, do pertencimento e do encorajamento da partilha, pela empatia, pelo respeito e pelo reconhecimento de si, do/no outro. Quiçá, por meio da escuta genuína imantada pela palavra sensível estejamos pelas vias  do encontro “Leituras compartilhadas, ampliando miradas” partejando um novo jeito de ler com raízes pelo corpo inteiro (QUEIRÓS, 2019), e, assim, conectar-se e relacionar-se com o mundo.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura. Escuta. Presença. Leitor. Literatura.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena