EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS VIVIDOS

  • Autor
  • Tiago Ribeiro
  • Resumo
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    O presente trabalho compartilha experiências e narrativas vividas no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em uma escola bilíngue especializada na educação de pessoas surdas, na cidade do Rio de Janeiro: O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), escola centenária e referência nacional da educação de surdos. Por meio de pesquisa da própria prática e da assunção da conversa como metodologia de pesquisa, enquanto cartografia narrativa dos e com os cotidianos escolares, a ação investigativa registra, problematiza e narra processos pedagógicos relatados por docentes da EJA no INES. Apesar de ser uma modalidade específica de educação, a Educação de Jovens e Adultos, em contexto bilíngue de surdos, não conta com outros exemplos investigados e compartilhados. Nesse sentido, cartografar narrativamente a institucionalização da EJA no Instituto Nacional de Educação de Surdos e as práticas aí desenvolvidas contribuem para compor pensar/sentir a especificidade que é a EJA bilíngue de surdos.O que há de singular nessa realidade que engloba duas modalidades educacionais específicas: a EJA e a Educação Bilíngue? Refletir sobre essas experiências é importante frente ao desafio de tecer uma educação de surdos bilíngue e intercultural, na qual a leitura de mundo e o reconhecimento e legitimação dos modos e maneiras de ser e existir surdos (as culturas surdas) sejam realidade na escola. O que as experiências narradas nos ensinam? Que pistas as práticas compartilhadas pelos docentes nos dão acerca da função e do trabalho da EJA bilíngue de surdos?

     

  • Palavras-chave
  • Educação Bilíngue de Surdos. Educação de Jovens e Adultos. Cotidiano escolar.
  • Área Temática
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena