A EXPERIENCIA DOCENTE E OS CAMINHOS PARA A PAZ NA COLOMBIA

  • Autor
  • Francy Gizella Marroquin Rincón
  • Resumo
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    A vida cotidiana entendida como o rico espaçotempo de ações, criações, reinvenções, relações sociais e valores que ocorrem no mundo escolar, nos leva a considerar a experiência docente como constituidora de um saber legítimo que vai além da formação profissional e que reúne saberessignificações que operam com diversas redes de conhecimento. Em este sentido, se compartilham relatos de experiencias pedagógicas na educação para a paz, ocorridos numa escola rural em uma área historicamente afetada por o conflito armado na Colômbia, e vivenciados por professores do ensino médio. As narrativas em questão exploram a transição do país em direção à paz através de um currículo vivo e cotidiano, onde diferentes significados humanos são gerados. Além disso, ao pensar as narrativas e possível evidenciar as contribuições conceituais e teóricas do campo dos cotidianos na educação brasileira a o debate educacional na Colômbia, especialmente em um contexto de priorização das questões de memória histórica, verdade e paz na agenda social e política. Os relatos apresentados se propõem como insumo para o diálogo sobre as questões da memória e tessitura de paz a partir da cotidianidade escolar e as práticas docentes; bem como caminhar no reposicionamento dos professores como produtores de um conhecimento próprio e coletivo; e, por último, para evidenciar como sempre houve formas de resistência nos espaçostempos escolares e que o saberfazer dos professores encontra e cria caminhos para a paz como um projeto continuo e necessário para a justiça social.

     

  • Palavras-chave
  • Educação para a paz. Práticas docente. Conhecimentos docente. Narrativas.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena