DESPERTANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA JORNADA DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES

  • Autor
  • FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO
  • Resumo
  • Este texto apresenta o relato de experiência de uma professora iniciante da Educação Infantil e suas práticas educativas que englobam um conjunto de atividades e vivências que contribuem para a formação integral e o desenvolvimento das crianças dentro e fora do ambiente escolar. Ao ingressar na educação infantil como educadora em uma instituição de ensino privada, embarquei em uma jornada repleta de descobertas, desafios e, principalmente, de aprendizados sobre como os saberes, práticas e experiências educativas podem ser instituintes na formação das crianças em seus primeiros anos de vida. Desde o início, compreendi que o ambiente educacional para os pequenos precisa ser acolhedor, estimulante e propício ao desenvolvimento integral. Com base nessa premissa, busquei criar um espaço lúdico e seguro, onde as crianças pudessem explorar, questionar, experimentar e construir conhecimentos de forma ativa e significativa. Uma das práticas que adotei foi a pedagogia de projetos, que parte dos interesses e curiosidades das crianças para desenvolver as atividades educativas. As crianças foram incentivadas a investigar, criar hipóteses, expressar suas ideias e trabalhar em colaboração, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Também valorizei a importância do brincar como um meio fundamental de aprendizagem na infância. Organizei cantinhos temáticos, materiais manipulativos e brincadeiras dirigidas que estimulavam a imaginação, a criatividade e a autonomia das crianças, proporcionando momentos de descoberta e construção de saberes de forma leve e prazerosa. Outro aspecto fundamental foi a integração entre família e escola na construção do processo educativo. Realizei reuniões acolhedoras e sensíveis, assim como atividades conjuntas que fortaleceram os laços afetivos e possibilitaram uma maior compreensão das necessidades e potencialidades de cada criança, permitindo uma atuação mais personalizada e inclusiva. Durante essa jornada, vivenciei diversas experiências educativas marcantes, como a realização de festivais culturais, visitas a espaços não escolares e interações com profissionais de diferentes áreas. Essas experiências ampliaram o repertório das crianças, conectando-as com o mundo ao seu redor e estimulando uma visão crítica e reflexiva desde cedo. Um dos momentos mais significativos foi a criação e produção de um livro infantil autoral que está alinhada ao eixo de saberes, práticas e experiências educativas instituintes ao proporcionar uma aprendizagem integrada, criativa, significativa e autêntica, que estimulou o desenvolvimento das habilidades linguísticas, criativas, expressivas, cognitivas e emocionais das crianças. Ao longo dessa jornada, percebi o quanto os saberes, práticas e experiências educativas instituintes na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as não apenas para o conhecimento escolar, mas também para a vida em sociedade, valorizando sua singularidade, criatividade e potencialidades. Portanto, essa abordagem proporcionou uma aprendizagem significativa e contextualizada, pois envolveu as crianças em um processo ativo de construção do conhecimento, estimulando a criatividade, a autonomia, a colaboração e o protagonismo das crianças em seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, a produção de um livro autoral também valorizou a autoria infantil e promoveu a expressão e a valorização das ideias e experiências das crianças.

     

     

  • Palavras-chave
  • Experiências. Educação Infantil. Processos Instituintes. Práticas Educativas. Autoria Infantil.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena