Este trabalho, por meio de revisão bibliográfica, se debruça sobre a proposta de educação somática da bailarina e educadora Angel Vianna. Vianna fala de um “Corpo filósofo” que compreende o corpo como ativo produtor de conhecimento e não como simples ponto de partida (através de sensações ou experiências), agente em seu próprio fazer. Angel Vianna, ao longo de sua vida, tem desenvolvido uma metodologia intitulada Consciência do Movimento ou Metodologia Angel Vianna. Trata-se de um trabalho com possibilidades e aplicações muito amplas – tanto no campo da saúde (recuperação através do movimento, terapia através do movimento), quanto no campo das artes, como o teatro (preparação corporal), a música e a dança (formação de bailarinos), que é na realidade o grande carro chefe de sua escola e de sua obra, permeando tudo o que faz – sendo ela própria bailarina. Mesmo com tão vasta amplitude, é possível sugerir que seu campo de atuação seja, em essência, a educação. Enamar Ramos fala de Angel Vianna como uma “pedagoga do corpo”. Neste trabalho pretendo defender sua metodologia num sentido educacional mais amplo, lançando um olhar sobre esta pedagogia como um projeto de educação com, a partir e através do corpo, um projeto de educação (do) sensível (Duarte Jr, 2000), que entende os sujeitos por inteiro em sua inteireza, deixando de lado as tradicionais cisões entre corpo-mente-espírito. Neste contexto, a ideia de um corpo como filósofo fornecerá algumas pistas para o entendimento de uma pedagogia do acontecimento desenvolvida em seu trabalho — para além do campo da dança. Nesta concepção de ensinoaprendizagem, as corporeidades são colocadas ao centro, compreendidas como produtoras de questionamentos, saberes — e não-saberes —, onde a experiência e o acontecimento fornecem matéria prima para esse processo, na construção de uma educação não bancária e libertadora (Freire, 2019). Esta comunicação, portanto, tecida através de revisão bibliográfica, busca refletir sobre os fundamentos educacionais da Metodologia Angel Vianna.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena