Em uma breve síntese criada sobre um panorama internacional, em volta do contexto de pessoas com necessidades educacionais especiais, o presente artigo objetiva, resumidamente, relatar o trajeto e o esforço que atravessa pela história desde os primordios da inclusão. Em estudo e observações a esse respeito, que já vem se escedendo por anos, estas pessoas sempre foram vistas separadamente e excluídas da sociedade. No entanto, desde que se constituiu o respeito e a igualdade a todos os cidadãos, foram se construindo marcos e normas como direito a igualdade de oportunidades a todos. A história começa traçar um novo caminho quando notoriamente percebe-se que a participação desses cidadãos é de uma grande contribuição e faz a diferença no cenário social como um todo. Atualmente, muito se tem falado em inclusão que tem como princípio a de pessoas com deficiência no âmbito social. Pretende-se aqui, abrir reflexões sobre a necessidade de compreender o que de fato é a inclusão, principalmente no espaço escolar que foi procedido metodologicamente explanado neste trabalho.
Comissão Organizadora
Ananda Coelho
Aryadne Feitosa Candeira
Beatriz Souza da Conceição
Comissão Científica
Náthaly Oliveira Youssef de Novaes Issa