No hodierno, toda pessoa possui direitos à educação. As dificuldades de aprendizagem fazem parte desse cotidiano educacional em qualquer escola regular, todavia nem sobre essa condição deve-se ausentar as resoluções cabíveis para que se tenha assim um ensino educacional de qualidade tanto para o educando quanto o corpo docente. Desse modo, o presente artigo busca como objetivo principal explanar o conhecimento acerca dos reais fenômenos históricos e legislativos da inclusão escolar, comparando sua inserção em uma realidade institucional da contemporaneidade. Assim, a metodologia utilizada embasa um caráter de pesquisa de campo, centrando-se no método qualitativo, com a entrevista como instrumento de pesquisa. Tal procedimento fora realizado consoante entrevista por palavras articuladas, previamente desenvolvidas e então socializadas juntamente com o corpo docente da instituição estudada. Por fim, em somatória dos fundamentos históricos e dos processos integrativos na sociedade, viu-se que há necessidade de trabalhar mais características que viabilizem melhores condições para a equidade educacional na escola, ou seja, se faz necessário a busca por maior garantia dos direitos e deveres de todos enquanto processo de chegada a inclusão social. O direito à cidadania não é a única causa responsável por garantir a inclusão social, deve-se responsabilizar e conscientizar todos os sujeitos sobre a verdadeira inclusão e respeitos às diferenças.
Comissão Organizadora
Ananda Coelho
Aryadne Feitosa Candeira
Beatriz Souza da Conceição
Comissão Científica
Náthaly Oliveira Youssef de Novaes Issa