A historicidade da pedagogia já proporciona conduzir a aprendizagem no setor institucional como um processo de interação direta entre experiências em parte do corpo docente e do outro lado pelos educandos. São saberes partilhados que gerenciam a aprendizagem mútua e organizam um caminho de relações socioeducativas. Todavia, como superar - ou melhor, estar preparado para - o avanço eminente e global da tecnologia frente à margem do surgimento de novas metodologias ativas em sala de aula, onde o próprio aluno é capaz de propor conteúdos inovadores e que muitas vezes nunca foram antes estudados pelo professor? É possível conciliar a educação e a inteligência artificial sobre o mesmo processo do aprender? E como ficará o papel do professor após tantos avanços? Socializações de temáticas como estas são colocadas à discussão no século XXI e permite ao mundo pensar, de modo a refletir, sobre os impactos que a tecnologia proporciona na educação do hodierno e, principalmente, da pedagogia do futuro. Ademais, o presente resumo crítico tem o objetivo de informatizar sobre o conceito de ciberespaço; redigir quais implicações a temática tecnológica carrega para a pedagogia; e fazer uma reflexividade sobre o papel profissional do docente no futuro. A base do resumo estará em levantamento bibliográfico de estudo e análise da obra Ciberespaço, de Pierre Lévy, juntamente com colaborações do vídeo Educação.doc – Escola do Futuro, episódio 5, de Buriti Filmes. Desse modo, os resultados esperados proporcionam ao leitor pedagogo um modal assertivo de interação entre a pedagogia da mediação, o surgimento de novas metodologias virtuais e o índice de crescimento do enxergar os educandos como agentes ativos de sua própria história. Concluindo assim que a formação cidadã está mudando e a pedagogia necessita acompanhar a transformação e garantir o melhor aproveitamento dos recursos para alcançar a educação de qualidade e para todos.
Comissão Organizadora
Ananda Coelho
Aryadne Feitosa Candeira
Beatriz Souza da Conceição
Comissão Científica
Náthaly Oliveira Youssef de Novaes Issa