Introdução: O carcinoma mamário é uma doença complexa, caracterizada por uma diversidade de classificações, resultantes das variadas peculiaridades associadas. A desregulação da proliferação celular e a capacidade de migração e invasão, atribuídas a modificações genéticas e epigenéticas, são fenômenos uniformemente presentes em todos os subtipos desse agravo, influenciando de maneira substancial o comportamento das células e predispondo à recorrência e ao desenvolvimento de metástases. Estimativas mostram que o câncer de mama é o tipo mais comum em termos de incidência e mortalidade entre as mulheres, seguido pelos cânceres colorretal e de pulmão, sendo de extrema importância as atualizações dos profissionais de saúde acerca da temática. Objetivo: Apresentar uma atualização sobre a epidemiologia do câncer de mama em mulheres no Brasil. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura que abrangeu a busca de materiais em bases e bancos de dados e buscou selecionar conteúdos acerca do conceito e da epidemiologia atualizada do câncer de mama feminino no Brasil. Resultados: Dentre a população brasileira feminina acometida pelo câncer, cerca de 30% possui a localização primária da neoplasia maligna nas mamas, caracterizando o tipo de câncer mais recorrente entre essas mulheres. Dos 704 mil novos casos de câncer esperados para o triênio 2023-2025, 73.610 são para o câncer de mama (a cada 100 mil habitantes), o que representa 41,89% do total de casos de câncer esperados para este período. Destes, são esperados 2.410 novos diagnósticos para a região Norte, 15.690 para a região Nordeste, 4.950 para a região Centro-Oeste, 39.330 para a região Sudeste e 11.230 para a região Sul. Também foi encontrado que, com exceção do estado do Amazonas, em que há predominância do câncer de colo de útero, estima-se que o câncer de mama será o mais incidente em todos os estados brasileiros. Conclusão: O câncer de mama continua sendo um agravo de grande relevância que pode afetar grande parte da população brasileira. Por isso, faz-se necessária a utilização contínua de Políticas Públicas no intuito de maior abordagem a esta clientela.
Comissão Organizadora
Ananda Coelho
Aryadne Feitosa Candeira
Beatriz Souza da Conceição
Comissão Científica
Náthaly Oliveira Youssef de Novaes Issa