Introdução: O Espectro Autista é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por desvios na comunicação e interação social, podendo apresentar também padrões de comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos (KILMER, 2022; ROBERT, 2021). Pacientes autistas adultos possuem maior prevalência de condições crônicas, como dislipidemia, hipertensão e diabetes (KUO; TORREST, 2022). A compreensão desses cuidados pela atenção básica é crucial para melhorar os índices de diagnóstico precoce, práticas de gestão e oferta integral e acessível ao cuidado. Objetivo: elucidar as estratégias da atenção básica no acompanhamento multidisciplinar do portador autista. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura utilizando dados das bases PUBMED, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. Como guia da pesquisa, utilizou-se o operador booleano AND, na qual o período de publicação era restrito entre 2017 e 2022. Os descritores utilizados foram autismo, atenção básica. Os estudos foram em português, inglês e espanhol. Resultados: Dentre os 121 estudos alcançados, 11 trabalhos preencheram os requisitos de elegibilidade desta revisão. Observa-se que a atenção primária tem o papel intrínseco de reduzir desigualdades e otimizar atendimento, por meio do acompanhamento, da educação e promoção da saúde (ROBERT, 2021). Dentre as estratégias subjetivas estão valores humanísticos-altruístas, a valorização da expressão de sentimentos, o cultivo da sensibilidade para si e a relação interpessoal (SOELTL et al., 2021). Na categoria objetiva, as cartilhas educativas se mostram como estratégias válidas no processo de informar, alertar e promover reflexão do paciente e da família (VASCONCELOS et al, 2018). O pré-planejamento individualizado e multidisciplinar é uma ferramenta para superar as barreiras ambientais (KUO; TORREST, 2022). Conclusão: É perceptível que as estratégias de promoção da saúde se dão pela utilização da valorização do aspectos humanísticos-altruístas, da expressão dos sentimentos, do cultivo da sensibilidade para si, da relação interpessoal, cartilhas educativas em prol do fortalecimento da saúde do portador autista.
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