INTRODUÇÃO: A saúde mental (SM) dos estudantes é uma problemática cada vez mais debatida e evidenciada nas universidades e, frequentemente, está relacionada com distúrbios alimentares (DA). Assim, é importante compreender que os DA apresentam tanto componente biológico quanto psicossocial e comprometem a saúde dos universitários. OBJETIVO: Avaliar a relação entre SM e DA em estudantes universitários. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão da literatura científica especializada, a partir da base de dados PubMed, em 9 de agosto de 2022, com os descritores: “eating disorders”, “university students” e “mental health”; o operador booleano “AND”, e os filtros: free full text e data de publicação de 2022. Foram identificados 32 artigos, com inclusão de 7 artigos que possuíam a temática central de relacionar DA e SM de universitários, e excluídos todos os que se distanciavam da proposta deste estudo. RESULTADOS: A análise literária mostrou que estudantes universitários possuem aumento no risco de desenvolvimento de DA e que esse grupo apresenta dificuldade e demora em identificar esses distúrbios, principalmente, por causa da falta de conhecimento das informações e sintomas que envolvem SM e DA e por estigmas do tema. Dessa forma, a demora na identificação de DA pode dificultar e prejudicar o tratamento e sua taxa de adesão. Adicionalmente, foram relatadas poucas intervenções das universidades e serviços de saúde para prevenir e identificar casos de doenças relacionadas à SM, em específico os DA, e para alertar sobre os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desses distúrbios. Finalmente, foi identificado que problemas relacionados à SM podem desencadear DA e vice-versa, mostrando a necessidade de tratar esses problemas concomitantemente. CONCLUSÃO: De acordo com os artigos analisados, observou-se que diversos transtornos psiquiátricos se relacionam com DA, especialmente, depressão, e são necessárias intervenções focadas em SM, nutrição e prevenção de obesidade no ambiente universitário.
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