ATIVIDADE CURRICULAR EM CENTRO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Júlio Cesar de Castro e Silva Filho
  • Co-autores
  • Jefferson Torres Nunes , Daniel Alvares Vasconcelos , Tarcisio Meirelle Aurélio França Júnior
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Dependência química é doença progressiva, incurável, potencialmente fatal e multifacetada, atingindo o ser humano em todas suas esferas, podendo levar o indivíduo a uma progressiva mudança de comportamento, gerando adaptação à doença, a fim de proteger o consumo da droga. Portanto, entendimento e abordagem do assunto fazem-se necessários já que pesquisas apontam crescimento da dependência química principalmente por jovens. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Durante a disciplina de Base dos Processos Psicossociais IV, os alunos foram levados para a Fazenda da Esperança em São João da Varjota - Piauí, que é uma comunidade terapêutica que acolhe dependentes químicos. Lá foi desenvolvida uma prática reflexiva e analítica com alunos de medicina do quarto período e internos em reabilitação sob a supervisão. Houve trocas de experiências através de diálogo deliberativo, palestras a respeito do tema da drogadição e desenvolvimento de pesquisas médicas. Foi analisado o que leva ao consumo de substâncias ilícitas, descrição do primeiro episódio de consumo, bem como tipo de droga. DISCUSSÃO: Envolvimento dos alunos em atividades que buscam a promoção da saúde contribui para a construção do perfil do profissional médico voltado para o cuidado com a saúde mental, capaz de compreender a relação da integralidade em saúde e como fazer uma atuação profissional direcionada às demandas geradas pela comunidade. CONCLUSÃO: Atividades práticas envolvendo problemas de saúde pública como a drogadição são uma oportunidade de se criar novos caminhos para uma mudança social envolvendo o conhecimento científico adquirido nas instituições de ensino.

  • Palavras-chave
  • dependência química; tratamento; psiquiatria
  • Área Temática
  • medicina
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