INTRODUÇÃO: Este trabalho trata-se de um relato da experiência “Bazar Natalino: Mulheres Empreendedoras” que ocorreu na UBS Tereza Barbosa, em Maceió, Alagoas. A atividade focou em incentivar as mulheres da comunidade a buscarem sua independência financeira, que está diretamente ligada ao fortalecimento da autoestima delas. Ambos foram afetados pela pandemia da Covid-19, que atingiu a todos, mas em especial as mulheres periféricas. OBJETIVO: Apresentar a ação desenvolvida para fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir com a promoção da saúde. MÉTODO: O evento foi organizado pela equipe de psicologia e serviço social da UBS e contou com o apoio da Secretaria de Saúde local. Possuiu regras para expor produtos, como: 1. ser mulher e moradora da comunidade; 2. contar sua história de produtora. A ação aconteceu pela manhã, teve exposição de produtos, atração musical e uma palestrante relatando sua experiência enquanto empreendedora feminina de sucesso. RESULTADO: O bazar conseguiu atingir muitas mulheres, contou com a presença de 12 expositoras, expondo diferentes produtos. O público ficou a cargo dos funcionários e dos usuários que frequentavam a UBS no momento, além da própria comunidade. As mulheres presentes, além de venderem seus produtos, ouviram a palestra e conversaram com a convidada sobre sua trajetória e seu negócio. A artista convidada a cantar foi uma mulher, o que também serviu como forma de mostrar para a comunidade como os talentos femininos são versáteis e que cada um pode encontrar seu espaço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Eventos como este são uma forma de alcançar o público feminino, auxiliando no empoderamento financeiro, fortalecendo a autoestima das mulheres e gerando reconhecimento do que elas são capazes de fazer. Finalmente, permite a desmistificação dos espaços de saúde, aproximando a comunidade para a realidade de que nas UBSs existem reais redes de apoio, pontos que comunidade pode contar.
Comissão Organizadora
Evento Médico
Comissão Científica