COVID-19 e ocorrência de transtornos ansiosos em estudantes de medicina

  • Autor
  • Vitor de Carvalho Ruas
  • Co-autores
  • João Lucas Silva Moreira , Luana Maria Figueiredo Paes , Iane Lacerda Santos
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: No ano de 2020, devido à disseminação mundial da COVID-19 impôs-se a necessidade da implementação de medidas sanitárias, incluindo distanciamento social e protocolos de biossegurança. As medidas cientificamente respaldadas determinaram impacto na qualidade de vida da população mundial. Nesse mesmo contexto pandêmico, a rotina dos universitários de medicina sofreu modificações, suscitando adaptações nas relações, vivencias sociais e acadêmicas, prejudicando a saúde mental, os domínios da qualidade de vida e o rendimento dessa população. OBJETIVO: Identificar em se pandemia da Covid-19 interferiu na ocorrência de casos de transtornos ansiosos em acadêmicos de medicina. METODOS: Revisão sistemática realizada conforme a declaração PRISMA, por meio das bases de dados MEDLINE, PubMed, SciELO e UptoDate, incluindo os descritores nos idiomas inglês, português e espanhol, quais sejam:  generalized anaxiety discord in the pandemic / transtornos de ansiedade generalizada na pandemia / transtorno de ansiedad generalizade ansiedad en la pandemia; anxiety in medicine / ansiedade em medicina / ansiedad en la medicina; mental health / saúde mental / salud mental. RESULTADOS: Os métodos de isolamento e distanciamento geraram aumento significativo de transtornos psicológicos como a ansiedade e depressão nos estudantes universitários no período pandêmico, o qual segundo a OMS no primeiro ano a prevalência aumentou 25%. Desta forma, a angústia em relação ao futuro e inquietação propiciaram desenvolvimento de sintomas físicos e psicossociais, ocasionando instabilidade na vida dos acadêmicos de medicina. O distanciamento social interferiu de forma repentina na formação acadêmica e nos hábitos de vida dos estudantes, uma vez que essa população foi privada de práticas intersociais, físicas e educacionais em decorrência da migração do modelo presencial para o remoto. CONCLUSÃO: As situações vivenciadas no período pandêmico determinaram impactos psicossociais aos estudantes de medicina, tornando-os vulneráveis ao desenvolvimento de Transtornos de Ansiedade Generalizada.

  • Palavras-chave
  • Covid-19, Estudantes de medicina, Transtornos de Ansiedade.
  • Área Temática
  • medicina
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