Monitoria acadêmica no ensino da manobra de desengasgo em lactentes a estudantes do ensino médio: relato de experiência

  • Autor
  • Matheus Furtado Dias
  • Co-autores
  • Wanderson Gonçalves e Gonçalves
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria acadêmica representa uma estratégia fundamental para o fortalecimento da formação médica, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que desenvolve nos discentes habilidades de comunicação, docência e liderança. Atividades extensionistas que aproximam a universidade da comunidade contribuem para a disseminação de conhecimentos em saúde e para a formação de profissionais socialmente comprometidos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de monitoria acadêmica durante atividade de acolhimento a estudantes de ensino médio em uma Faculdade de Ciências Médicas, destacando o ensino da manobra de desengasgo em lactentes.

    Método: A ação ocorreu em fevereiro de 2025, organizada pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão de uma Faculdade de Ciências Médicas, como parte de um tour institucional na faculdade. Os estudantes visitantes foram conduzidos a diferentes setores e, no laboratório de práticas médicas, participaram de uma atividade expositiva e prática conduzida por monitor acadêmico. A abordagem incluiu explicação teórica associada à demonstração prática da manobra de desengasgo em lactentes, utilizando bonecos anatômicos em tamanho real, simulando situações reais de atendimento. Os participantes puderam interagir, tirar dúvidas e replicar a técnica sob supervisão.

    Resultados e discussão: Observou-se interesse significativo por parte dos estudantes, que participaram ativamente da atividade, demonstrando engajamento tanto na etapa teórica quanto na prática. A utilização dos modelos anatômicos facilitou a compreensão e tornou o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Para o monitor, a experiência representou oportunidade de aprimorar habilidades pedagógicas, comunicação em saúde e postura docente, reforçando o papel da monitoria como espaço de crescimento profissional e acadêmico.

    Conclusão: A experiência evidenciou o potencial da monitoria acadêmica como ferramenta de educação médica e extensão universitária, promovendo benefícios mútuos: para os alunos do ensino médio, ao proporcionar conhecimento prático em primeiros socorros; e para o monitor, ao favorecer o desenvolvimento de competências docentes e formativas. A atividade consolidou a importância da integração entre universidade e comunidade, contribuindo para uma formação médica mais humanizada, participativa e socialmente relevante.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Médica; Tutoria; Engasgo; Educação em Saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão e Educação em Saúde Preventiva
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Belém, dezembro de 2025
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