CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS LÚDICAS E SUSTENTÁVEIS

  • Autor
  • Rogelli Silva de Carvalho
  • Co-autores
  • Ryan Pablo Barros Teixeira , Lais Brito Rebouças Gomes , Suellen Marques Trindade , Diana Rodrigues Pinheiro
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A crescente degradação ambiental e o descarte incorreto de lixo são um desafio que tem assolado as cidades brasileiras e a saúde pública. Diante disso, medidas que promovam mudanças na mentalidade ecológica são necessárias, especialmente na educação infantil, por meio da separação correta dos resíduos e de adoção de práticas sustentáveis. Projetos escolares que envolvam práticas ambientais como a reutilização de materiais, compostagem e o descarte correto de lixo através de atividades lúdicas, formam indivíduos com consciência ambiental crítica e participativa. OBJETIVO: Promover a conscientização e a mudança de hábitos sustentáveis em crianças, visando mitigar problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos e a preservação do meio ambiente desde a infância. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência resultante de um diagnóstico situacional realizado com estudantes do 5º ano de uma escola no município de Abaetetuba/PA, com o intuito de promover a educação ambiental por meio de experiências práticas. As atividades foram divididas em dois momentos: visita técnica em formato de circuito pedagógico, com estações temáticas sobre coleta seletiva, reciclagem, cuidado animal, despoluição de igarapé, apicultura, horta terapêutica e compostagem; roda de conversa mediada por acadêmicos de medicina, com dinâmicas educativas, quiz ambiental e entrega de livrinhos informativos sobre o meio ambiente. RESULTADOS: Na avaliação, realizada durante o diálogo conduzido pelos acadêmicos de Medicina, as crianças participaram ativamente de dinâmicas e responderam a perguntas sobre o que aprenderam na visita à Secretaria de Meio Ambiente. Essa etapa evidenciou a assimilação dos conteúdos e o fortalecimento da sensibilização ambiental, despertando nelas a percepção da responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente. Embora tenha ocorrido no mesmo dia, a avaliação demonstrou um impacto pedagógico imediato, refletido no interesse e engajamento dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho mostra a importância da educação ambiental contínua para desenvolvimento da consciência coletiva de sustentabilidade. A atividade lúdica desenvolvida se mostrou eficaz para a conscientização de crianças sobre o descarte correto de lixo, adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, além de disseminar essas atitudes para os adultos.

  • Palavras-chave
  • Degradação Ambiental, Conscientização, Hábitos Sustentáveis, Meio Ambiente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão e Educação em Saúde Preventiva
Voltar

 

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Paraense de Saúde Preventiva, um marco pioneiro no cenário da saúde no Pará e uma iniciativa que reafirma o compromisso da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP) com a construção de um futuro mais saudável, sustentável e baseado em evidências científicas.

Este volume reúne os resumos aceitos e apresentados no congresso, disponibilizados em formato digital para ampliar o acesso ao conhecimento e valorizar a produção acadêmica e profissional dos participantes. Trata-se de um mosaico de ideias, pesquisas, experiências e reflexões que expressam a pluralidade e a riqueza da saúde preventiva em suas diversas dimensões — clínica, social, ambiental, tecnológica e educacional.

Os trabalhos aqui publicados representam não apenas o esforço individual de seus autores, mas também o ambiente fértil de diálogo que o congresso proporcionou. Cada resumo reflete a busca por soluções inovadoras, práticas sustentáveis e estratégias de promoção da qualidade de vida, alinhadas ao tema central desta edição.

Ao disponibilizarmos estes Anais no ambiente digital, reforçamos nossa missão de democratizar o acesso à informação, estimular a pesquisa local e incentivar a participação de estudantes, profissionais e instituições na construção de uma agenda integrada de prevenção e cuidado.

Agradecemos a todos os pesquisadores, orientadores, avaliadores e membros da comissão científica pela dedicação e pelo compromisso com a excelência. Que este documento sirva como registro histórico e, ao mesmo tempo, como inspiração para novas investigações, projetos e parcerias.

Que os Anais do I Congresso Paraense de Saúde Preventiva contribuam para fortalecer uma cultura de conhecimento, inovação e responsabilidade coletiva — bases essenciais para uma saúde verdadeiramente transformadora.

Belém, dezembro de 2025
Sociedade Médico Cirúrgica do Pará – SMCP

 

  • Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas
  • Saúde Mental e Qualidade de Vida
  • Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas e Endêmicas
  • Tecnologia, Inovação e Saúde de Precisão
  • Políticas Públicas, Gestão e Educação em Saúde Preventiva

Comissão Organizadora

I Congresso de Saúde Preventiva

Comissão Científica