PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ABAETETUBA/PA

  • Autor
  • FABIANA PINHEIRO DA SILVA ABREU
  • Co-autores
  • Flávia Tavares Brito , Maria Eduarda Rocha da Silva , Mayara Vilhena Maués , Sandra Malu Rocha Rodrigues
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta que organiza o cuidado em saúde, integrando os diferentes saberes profissionais às necessidades específicas de cada paciente. Na Atenção Primária à Saúde (APS), o PTS contribui para um cuidado mais humanizado, centrado na pessoa e respeitando a singularidade de cada caso. Contudo, sua aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda enfrenta desafios como falta de clareza sobre objetivos, divisão de responsabilidades e comunicação com usuários. OBJETIVOS: Relatar a experiência de estudantes do terceiro período do curso de Medicina na elaboração de um PTS em uma UBS em Abaetetuba- PA, no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), e demonstrar como essa ferramenta contribuiu para a qualificação do cuidado integral de uma paciente em situação de vulnerabilidade social e clínica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Medicina na elaboração de um PTS em uma UBS de Abaetetuba (PA), focando no cuidado de uma paciente em vulnerabilidade social e clínica. O caso foi de uma Paciente Índice (PI), uma mulher adulta gestante com múltiplas vulnerabilidades (Hipertensão gestacional, Doença de Chagas crônica, baixa adesão e vulnerabilidade social). Utilizaram-se ferramentas como genograma, ecomapa e diagnóstico multiaxial, possibilitando uma abordagem ampliada do caso que contemplou aspectos biológicos, sociais e familiares.  O plano de ação interprofissional foi pactuado, focando em: fortalecimento do vínculo, adesão terapêutica, planejamento familiar, regularização documental, promoção da saúde bucal e nutricional, e apoio psicossocial. A análise da intervenção foi qualitativa. RESULTADOS: A intervenção promoveu o fortalecimento do vínculo entre paciente e equipe, incentivou a adesão ao tratamento e estimulou a articulação interprofissional. Os estudantes desenvolveram competências importantes para a prática clínica e compreensão do SUS, enfrentando desafios relacionados à baixa escolaridade da paciente e às limitações do território. CONCLUSÃO: Conclui-se que o PTS é uma estratégia eficaz e viável para a APS, especialmente em contextos vulneráveis como a Amazônia paraense. A participação de estudantes favorece a qualificação do cuidado e da formação médica, reforçando a necessidade de incorporar o PTS de forma sistemática na rotina das UBS e nos currículos acadêmicos.

     

  • Palavras-chave
  • Projeto Terapêutico Singular; Atenção Primária à Saúde; Cuidado Integral à Saúde; Educação Médica; Vulnerabilidade Social.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão e Educação em Saúde Preventiva
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Que os Anais do I Congresso Paraense de Saúde Preventiva contribuam para fortalecer uma cultura de conhecimento, inovação e responsabilidade coletiva — bases essenciais para uma saúde verdadeiramente transformadora.

Belém, dezembro de 2025
Sociedade Médico Cirúrgica do Pará – SMCP

 

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