O setor financeiro é marcado por alta competitividade, forte regulamentação e intensa pressão por resultados. Nesse contexto, o endomarketing surge como estratégia de comunicação e motivação interna, promovendo integração e engajamento dos colaboradores na instituição considerando que se trata de uma ferramenta de gestão que pode orientar líderes e gestores na promoção de equipes inclusive quanto ao desempenho em instituições financeiras. O objetivo da pesquisa foi descrever os conceitos, aspectos históricos e as características das práticas de gestão acerca endomarketing; enumerar as práticas de endomarketing aplicadas à liderança e ao engajamento dos colaboradores; analisar as vantagens de técnicas de endomarketing no aumento da motivação em equipes financeiras. A investigação fundamentou-se em autores como Berry e Parasuraman (1992), quanto a definição de marketing para o cliente interno; Gil (2018), acerca da importância da liderança na comunicação e engajamento; Chiavenato (2014), no tocante à gestão de pessoas e motivação; Kotler (2012), para o alinhamento entre valores organizacionais e práticas de marketing. Destarte à liderança, a literatura destacou do papel essencial no fortalecimento da cultura organizacional de uma empresa e da promoção de práticas eficazes de endomarketing. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa é descritivo-exploratória, cuja estratégia contemplou duas etapas, sendo: i) a revisão bibliográfica sobre cultura organizacional, liderança, motivação e endomarketing, visando consolidar o aporte teórico; ii) pesquisa de campo, com a coleta de dados por meio de questionário eletrônico destinado aos líderes de equipes em instituição financeira de Ji-Paraná/RO, garantido o anonimato dos participantes e confiabilidade dos dados da pesquisa. Como resultados, evidenciou-se a relevância do alinhamento e engajamento de um propósito organizacional, mediante a atuação dos líderes, quanto à gestão para a manutenção da cultura organizacional, ou seja, do papel fundamental na eficácia das estratégias de endomarketing quanto a comunicação, a motivação, e mesmo da produtividade das equipes alinhadas às práticas de liderança em instituições financeiras, Por fim, o estudo contribuiu para identificar a limitada bibliografia da atuação da liderança financeira diante do instrumento de endomarketing, bem como, do ponto de vista acadêmico, a compreensão sobre a interrelação entre liderança financeira e o marketing aplicado ao público interno das organizações, em que se pensem, utilizarem-se exemplos de ações de eventos em datas comemorativas como homenagem no Dia das Mães ou Dia dos Pais, Dia do Trabalhador, conceder no mês do aniversário um Day Off, além de oportunidades destaquem a promoção de qualidade de vida no trabalho, e pesquisas internas aplicadas ao quadro de colaboradores para se possa levantar as percepções e criar o fortalecimento da cultura organizacional. Assim, endomarketing, inclui, motiva, enseja produtividade e boas práticas a partir de planos de gestão alinhadas a satisfação dos clientes internos e, portanto, deve ser uma iniciativa que inspire gestores de pessoas a reconhecer comportamentos em diferentes tipos de negócios.
Comissão Científica
Ad. Isabela Regina Fornari Muller, Dra. - Coordenadora
Ana Castanheira - Membro
Adm. Letícia Martins Membro
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