O JOGO DA DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.

  • Autor
  • Andreia Silva de Melo
  • Co-autores
  • Marcílio de Souza Vieira
  • Resumo
  • O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes; indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as experiências históricas corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente pelo corpo.

  • Palavras-chave
  • Escola, Educação Inclusiva, Ensino da Dança, Surdez
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT2 Dança, Arte, Acessibilidade e Inclusão
Voltar Download
  • GT1: Estudos Interdisciplinares da Dança: Transversalidades
  • GT2 Dança, Arte, Acessibilidade e Inclusão
  • GT3 Dança, Linguagem e Tecnologia
  • GT4: A Dança na/da Escola: cultura e transversalidade
  • Videoclipe de Dança
  • Videodança
  • Videodocumentário de dança
  • Pôster Eletrônico
  • Divulgação e Lançamento de Livros

Comissão Organizadora

Isabella de Sousa Marques
Isabella Domingos da Rocha
Isabel Coimbra
Ana Flávia Ribeiro Otoni
Helbert Junio Alexandrino Dos Santos
Andreza Rodrigues
Carolina Amaral Lopes dos Santos
Gabriela Herculano Duarte
Tatiana Lim Boletini
Matheus de Souza Leite da Silva
Lucas José Gondim Oliveira
Isabela Guerra
Maiara Cristini Justino de Oliveira
Rodrigo Pereira Cardoso
Letícia Bregalda Lemos

Comissão Científica