A Arte/Dança é uma fonte de conhecimento, pela qual podemos nos expressar de modo diversificado, tendo o corpo como instrumento de exploração, capaz de externar signos apreendidos. Os signos, aqui retratados, podem ser construídos e ressignificados pelo aluno, na medida em que o professor é capaz de enxergá-lo como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Através dos estímulos externos e internos, o discente utiliza o corpo para viver uma experiência na dança, dotando-a de sentido, utilizando conhecimentos prévios e construindo uma aprendizagem significativa. Desse modo, apontaremos aqui uma perspectiva do ensino da Dança, pautada na experiência que o aluno vive com o seu corpo, seus saberes e as relações que estabelece em meio a aprendizagem, preenchendo de sentido os estímulos apresentados pelo professor, constituindo e vislumbrando novos significados para os signos de aprendizagem. Tem-se como objetivo desse artigo, analisar as possibilidades de construção e ressignificação de signos dentro do processo de ensino-aprendizagem da Dança, através de uma metodologia descritiva qualitativa, tomando como os estudos de Freire (1987), Freinet (2004) Gadotti (2011), Merleau-Ponty (1999), Silva (2020), Porpino (2010), Marques (2010) e Strazzacappa (2001), Gonçalves & Castilho, 2020, dentre outros, dada a importância da Arte/Dança, de forma a ser compreendida como uma forma de saber relevante, diante de outros componentes curriculares no contexto escolar.
Comissão Organizadora
Isabella de Sousa Marques
Isabella Domingos da Rocha
Isabel Coimbra
Ana Flávia Ribeiro Otoni
Helbert Junio Alexandrino Dos Santos
Andreza Rodrigues
Carolina Amaral Lopes dos Santos
Gabriela Herculano Duarte
Tatiana Lim Boletini
Matheus de Souza Leite da Silva
Lucas José Gondim Oliveira
Isabela Guerra
Maiara Cristini Justino de Oliveira
Rodrigo Pereira Cardoso
Letícia Bregalda Lemos
Comissão Científica