A Dança é um conteúdo da cultura corporal do movimento, produzida histórica e socialmente no decorrer das civilizações e, portanto, precisa ter um espaço e um sentido no e para o âmbito escolar (BRASIL, 1996). Entretanto, o que foi observado nas experiências de estágio supervisionado e discutido nas aulas da disciplina de Dança e Expressão Corporal durante a formação superior foi justamente o contrário: não se trata de um conteúdo democratizado nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a discutir a inserção da Dança como conteúdo das aulas de educação física a fim de refletir se e em que medida ocorre essa inclusão. Trabalha metodologicamente com a pesquisa quali-quantitativa do tipo descritiva, caracterizando-se como um estudo de campo e tendo como público alvo professores de Educação Física das escolas de ensino médio regular da cidade de Serra/ES. A materialização da pesquisa se deu com a aplicação de um questionário para o professor participante, contendo questões sobre o perfil profissional e acadêmico. Os dados apresentados nos permitem afirmar que a Dança está sendo omitida enquanto conteúdo da Educação Física escolar, sendo excluída por parte de alguns professores e minimamente aproveitada por outros. Foi possível inferir nas análises os motivos pelos quais a prática está relegada: rejeição por parte dos alunos, falta de interesse, exclusão do conteúdo por fins religiosos do professor, limitações impostas pelos pais dos alunos, falta de afinidade e insegurança para o ensino da Dança.
Comissão Organizadora
Isabella de Sousa Marques
Isabella Domingos da Rocha
Isabel Coimbra
Ana Flávia Ribeiro Otoni
Helbert Junio Alexandrino Dos Santos
Andreza Rodrigues
Carolina Amaral Lopes dos Santos
Gabriela Herculano Duarte
Tatiana Lim Boletini
Matheus de Souza Leite da Silva
Lucas José Gondim Oliveira
Isabela Guerra
Maiara Cristini Justino de Oliveira
Rodrigo Pereira Cardoso
Letícia Bregalda Lemos
Comissão Científica