Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa-ação descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, realizada em nível de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem em dança de graduandos em Educação Física, participantes de um processo de letramento em dança. Trata-se de um estudo que se situa no campo da neuroeducação (GUERRA, 2011), um campo interdisciplinar que se nutre da neurociência, da psicologia e da educação para compreender processos cognitivos, metacognitivos e emocionais implicados em situações de ensino, com foco na formação docente inicial de professores de Educação Física. Entre a certeza de que “não sabem dançar” (perspectiva inicial identificada) e a habilidade de elaborar coreografias /escritas da dança complexas (perspectiva final revelada), neste manuscrito trazemos à luz as dimensões das aprendizagens experimentadas. O pano de fundo do estudo foi contrapor à ideia de que lacunas na formação docente seja a razão central que justifica a ausência do ensino da dança na Educação Física escolar.
Comissão Organizadora
Isabella de Sousa Marques
Isabella Domingos da Rocha
Isabel Coimbra
Ana Flávia Ribeiro Otoni
Helbert Junio Alexandrino Dos Santos
Andreza Rodrigues
Carolina Amaral Lopes dos Santos
Gabriela Herculano Duarte
Tatiana Lim Boletini
Matheus de Souza Leite da Silva
Lucas José Gondim Oliveira
Isabela Guerra
Maiara Cristini Justino de Oliveira
Rodrigo Pereira Cardoso
Letícia Bregalda Lemos
Comissão Científica