Museus de Ciências e formação de coleções científicas: de Alexandria ao século XIX

  • Autor
  • Anna Claudia Amaral Juliace
  • Co-autores
  • Flávia Braga Araújo da Silva , Camila Silveira da Silva
  • Resumo
  • O Complexo de Alexandria (180 a.C.) é considerado o primeiro local museológico, documentado, contando com o
    chamado "Mouseion", espaço dedicado à apresentação e exposição de peças e a troca de conhecimento. Com o passar
    dos anos, transformações ocorreram nas formas de museus e coleções, sendo o século XVIII, bastante expressivo nesse
    aspecto já que o Iluminismo impulsionou o desenvolvimento do conhecimento, dos museus, museus de ciências e
    coleções científicas que passaram a possuir traços de caráter público e até educativo dentro da realidade da época. No
    decorrer do século XIX, profundas transformações ocorreram, a nível mundial e nacional, e nesse momento os museus
    passaram a se organizar, diversificando suas coleções, refletindo assim os avanços na ciência e na tecnologia. Nos
    acervos, fósseis, artefatos etnográficos, e demais objetos ilustravam o progresso das ciências naturais e da técnica.
    Nesse momento os museus de Ciências/História Natural e suas exposições passaram a ser percebidos como
    instrumentos importantes na disseminação do conhecimento científico, promovendo processos da chamada vulgarização
    da ciência e de desenvolvimento cultural. O presente trabalho utilizando como recorte temporal o período entre 180
    (a.C.) e o século XIX, apresenta marcos temporais evolutivos relacionados a museus, museus de ciências e coleções do
    gênero, apontando que os museus classificados como científicos, nascem da transformação que ocorre nos gabinetes de
    curiosidades e suas coleções em museus enciclopédicos, acumulando não só acervo científico, curioso ou fantástico,
    mas também a expondo-o de forma organizada e sistemática, dentro da concepção da época, valorizando assim
    diferentes aspectos, dentre os quais as teorias em vigor, a raridade e a grandiosidade das peças.

  • Palavras-chave
  • museus; museus de ciências; coleções científicas
  • Área Temática
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
Voltar Download
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político

Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual