Este estudo teórico tem como foco de análise as reformas curriculares da educação profissional brasileira produzidas sob influência das políticas neoliberais no contexto mundial atual. Objetiva-se argumentar sobre a relação entre as reformas curriculares nacionais promovidas via políticas estatais e a configuração do neoliberalismo associado ao neoconservadorismo. O estudo se baseia na revisão da literatura, de uma pesquisa bibliográfica, mediante descrição e análise de 10 teses e 7 dissertações produzidas no período de 2013 a 2023, as quais foram mapeadas no Repositório da CAPES. Entende-se que o neoliberalismo associado ao neoconservadorismo se desdobra na produção de uma agenda de reformas nas políticas educacionais contemporâneas. Políticas educacionais neoliberais e neoconservadoras estão comprometidas com o avanço do capitalismo pela lógica empresarial que prioriza a competitividade, o produtivismo, o empreendedorismo, a eficácia e eficiência em termos de resultados. Sob essa lógica, a associação ao pensamento neoconservador se traduz no entendimento de que as desigualdades sociais são naturalizadas, pois o que determina o êxito ou o fracasso de cada indivíduo não são as condições materiais de existência geradas pela distribuição desigual da riqueza e as injustiças, mas sim anunciada como resultado dos esforços empreendidos pelos sujeitos em sua formação e carreira. Ou seja, como empreendedor de si, o sujeito é convocado e estimulado a responder pelo sucesso ou o fracasso do seu empreendimento, de forma que se torne apto ou não a conquistar a empregabilidade em um mercado de trabalho escasso e excludente. Daí decorre as reformas da educação profissional guiadas pelos interesses privatistas do sistema produtivo capitalista global que tende a reforçar valores neoconservadores elitistas de caráter meritocrático.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual