Este ensaio teórico propõe a análise dos efeitos de subjetivação das juventudes gerados pela enunciação “projeto de vida na escola” presente no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise da referida enunciação é feita pela via das Filosofias da Diferença e objetiva-se problematizar a produção de um sujeito estudante como protagonista de seu projeto de vida. Compreende-se que o discurso da BNCC constitui uma metanarrativa universalizante do estudante protagonista do seu projeto de vida, à medida que, atribui um sentido híbrido à noção de jovem, baseada na articulação entre a concepção moderna da juventude, cuja definição se fundamenta na faixa etária como fator determinante, e a concepção produtivista de um sujeito contemporâneo que projeta seu futuro lugar no mundo. Assim, o discurso prescritivo da BNCC de regulação dos currículos tende a acoplar as engrenagens escolares ao regime vigente que requer a formação das juventudes aos moldes empresariais. A nova configuração subjetiva torna o estudante jovem responsável pelo seu próprio destino, lança-o ao agir como auto empreendedor de si mesmo. Faz parte do funcionamento do regime de colonização e expropriação das forças e dos desejos responsabilizar os indivíduos pelos êxitos e fracassos. Contudo, esse processo de produção subjetiva não elimina desigualdades que constituem a materialidade das existências juvenis. Pelo contrário, as desigualdades são fabricadas pelo próprio regime e nele incorporadas através de práticas discursivas como a dos “projetos de vida na escola”. No entanto, mesmo que o discurso institucionalizado leve sujeitos jovens ao investimento de esforços para o cumprimento das metas estabelecidas, ocorrem falhas e lacunas nesse processo de engendramento dos currículos à máquina colonial-capitalística. Resta fazer dessas brechas espaços de criação nos quais seja possível perceber que há diferentes juventudes e agir para que os currículos se abram às reais demandas dos/as estudantes.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual