Trata-se de um estudo teórico sobre a inserção das relações étnico-raciais nos currículos da educação básica e nos cursos de formação de professores da educação superior, com ênfase na área da Letras e Literaturas. A temática foi estudada com base na revisão de literatura de dissertações e teses do Repositório da CAPES, produzidas no período de 2003 a 2023. Objetiva-se fomentar a discussão acerca das relações étnico-raciais, destacando a Literatura Negra como ferramenta de construção de uma educação antirracista. Considera-se que a promulgação da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) representam um marco temporal emblemático das políticas educacionais brasileiras voltadas à inserção da temática das relações étnico-raciais nos currículos, em atendimento das demandas dos povos originários e das populações negras. Compreende-se que o pleno direito à educação passa, necessariamente, pela reformulação dos currículos em vista de contemplar a produção de conhecimentos acerca das histórias e culturas dos povos originários e das comunidades negras. O estudo apontou a carência de produções científicas relativas à análise da produção curricular que contemple a inserção das relações étnico-raciais nos currículos da educação básica e da educação superior, sobretudo, a inexistência de pesquisas na área de Letras e Linguagem quanto à temática em questão, o que mostra o encarecimento de subsídios político-pedagógicos que contemplem a formação de futuros docentes no que tange a inclusão das histórias e culturas indígenas e negras no ensino, além de revelar um forte indício de que prevalece o caráter político-pedagógico e epistemológico de um currículo hegemônico calcado no embranquecimento eurocêntrico na educação brasileira.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual