A formação de professores tem sido abordada por diversos teóricos, sendo um assunto de extrema relevância no ambiente escolar. Autores como Nóvoa (2012) defendem que a formação deve ir além da prática, incorporando reflexão crítica e criatividade. Nesse sentido, é necessária uma transformação na formação docente, alterando modelos que outrora eram pragmáticos e impessoais, para integrar práticas colaborativas e reflexivas. Apesar dos avanços, Gatti (2016) ressalta que a formação de professores continua sendo um desafio significativo para políticas e instituições. Nesse sentido, o Mestrado Profissional em Educação surge como uma oportunidade de mudança, isto é, oferecendo uma formação mais profunda, abordando questões que podem ser benéficas para a qualificação dos professores. Zeichner (2015) e outros autores mostram a importância de conectar a formação teórica com a prática real nas escolas e, é por esse motivo, que investir na formação de professores é crucial para promover um ambiente harmonioso e produtivo dentro da sala de aula. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma reflexão sobre os métodos de ensino e os desafios enfrentados pelas instituições educativas na formação docente, através de uma pesquisa bibliográfica com alguns autores como: Bernardete Gatti, Carlos Marcelo, Magda Soares, Antônio Nóvoa, entre outros.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual