Neste texto, propomos partilhar nossa experiência pedagógica no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos (EJA-EPT) com três turmas compostas exclusivamente por mulheres. Trata-se do trabalho realizado no curso Técnico em Secretariado no IFSul, câmpus Venâncio Aires-RS, nos períodos letivos de 2019 a 2024. Este relato é entrelaçado a uma reflexão crítica acerca dessa vivência profissional e de seus ecos para a construção de um olhar docente mais humano e humanizador. A seguinte pergunta orienta este relato: como é o percurso de escolarização tardia de mulheres de classes sociais vulneráveis? Para tanto, serão abordadas as especificidades desta modalidade de ensino e os aspectos sócio-culturais que permearam o percurso dessas mulheres estudantes, bem como o contexto pandêmico e pós-pandêmico que perpassou esse interstício de tempo. Esta vivência possibilitou um aprendizado concreto sobre o feminino, sobre o feminismo, sobre sororidade, sobre ciclos sociais violentos vividos por essas mulheres. Estas experiências trouxeram oportunidade de aliar conhecimentos teóricos à prática profissional docente, consolidando um olhar mais crítico sobre os papéis sociais que as sociedades patriarcais, tradicionalmente, atribuem às mulheres; bem como, sobre a importância do feminismo e da sororidade para a construção de uma sociedade mais justa. Foi uma vivência que promoveu um empoderamento efetivo nos moldes freirianos.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual