A psicoterapia como premissa na formação de um pedagogo é a temática abordada neste estudo. Esse tema não é de fácil compreensão por se tratar do profissional pedagogo em primeira pessoa e colocar em análise o seu resultado como educador. A motivação para realizar esse trabalho foi entender que o ser humano não se conhece por inteiro, logo não pode dar o máximo de si e com isso não contribui de modo efetivo na formação de um outro para que esse se torne ele mesmo. Para essa pesquisa foi desenvolvido um estudo bibliográfico através dos livros do autor Antonio Meneghetti que abordam a temática da psicoterapia como premissa para ser um pedagogo de valor, isto é, que compreenda a sua prática como efetivo formador de um outro. Partindo da crise atual da educação, a qual, apesar de ser evidenciada e tratada por diversos autores contemporâneos, permaneceu sem solução, pois abordaram somente os efeitos. Meneghetti (2014) evidencia a causa dessa crise e propõe uma solução, que coloca o homem como fator único responsável, capaz de fazer o processo de mudança por meio do autoconhecimento e da sua função como humano. Esse estudo demonstra a importância da autenticidade do Eu para um profissional pedagogo que pretende ser formador de outros seres humanos.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual