GASTRONOMIA, CULTURA E LAZER: UM EVENTO DE RUA NO BAIRRO CIDADE ALTA EM BENTO GONÇALVES – RS

  • Autor
  • Vera Lúcia Souza Pacheco
  • Co-autores
  • Carlos José de Azevedo Machado , Angela Mara Bento Ribeiro
  • Resumo
  • Este artigo aborda a organização de eventos gastronômicos e de rua, com foco na experiência do evento Degusta Cidade Alta em Bento Gonçalves – RS, que em sua segunda edição destacou-se como uma forma de integrar cultura, economia e história. Com o turismo e a gastronomia em ascensão em diversas cidades brasileiras, tornase essencial compreender os fundamentos desses eventos, que vão além da gastronomia para abranger festividades de rua. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem de pesquisa documental (Cellard, 2012), baseada nos princípios da História Cultural (Chartier, 2002; 2006). Os estudos de autores como Funk e Machado (2021), Machado (2016), Matias (2007), Moreira (2017), Possamai (2007), Sampaio (2020), Serrão (2020), Tonini, Scotton e Carloto (2021) e Valduga (2011) são mobilizados a título de referencial teórico. As análises traçadas permitem-nos compreender que eventos gastronômicos e de rua desempenham papéis fundamentais na promoção de produtos e atrações locais. O caso do Degusta Cidade Alta destaca o potencial de iniciativas conduzidas pela comunidade para aprimorar o turismo, entrelaçando desenvolvimento econômico com preservação cultural. Ao valorizar a história local por meio de iniciativas como exposições fotográficas, esses eventos enriquecem tanto a experiência dos visitantes, quanto a vida dos moradores, promovendo crescimento socioeconômico. A discussão promovida serve como ponto de partida para uma exploração mais aprofundada do vínculo entre gastronomia e turismo, traçando caminhos para investigações futuras.

  • Palavras-chave
  • Turismo; Gastronomia; Evento de rua; Degusta Cidade Alta; Bento Gonçalves – RS.
  • Área Temática
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
Voltar Download
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político

Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual