Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção científica sobre Pedagogia Hospitalar na base de dados da SciELO, destacando as principais abordagens teóricas e metodológicas utilizadas. A Pedagogia Hospitalar surge como uma área essencial para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes hospitalizados, sendo um campo que se consolidou a partir de marcos legais, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/96 (LDB). Ao longo do século XX, o conceito se expandiu no Brasil, especialmente após a década de 1990, com iniciativas pioneiras no Paraná. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa, com fundamento em revisão bibliográfica, e categorizou 139 dissertações em quatro áreas principais: saúde, educação, estudos de revisão e outras temáticas interdisciplinares. Conclui-se que a maioria dos estudos sobre Pedagogia Hospitalar está centrada no binômio educação e saúde, sendo que em terceiro lugar ficou um grupo com pesquisas diversas, intitulado de "outros" e em quarto lugar ficaram as pesquisas que já tratavam de estudos de revisão. Além disso, a análise revelou lacunas no conhecimento sobre o tema, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras para o fortalecimento desse campo.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual